Sobre o projeto


A HONRA DO TRABALHO
Patrimônio industrial imaterial da Metalúrgica Eberle



O projeto "A Honra do Trabalho, é  uma criação coletiva, iniciativa de um grupo multidisciplinar que se conheceu num curso de pós-graduação em Gestão de Bens Culturais. Consiste na realização de um documentário com o objetivo de resgatar a memória do trabalho na antiga Metalúrgica Abramo Eberle. Através do testemunho de ex-funcionários da empresa, pretendemos mostrar como os bens materiais e imateriais produzidos pela indústria são importantes para se entender, não só a dinâmica da produção material, mas também as relações históricas e sociais que se desenvolveram em torno dela. 

O documentário "A Honra do Trabalho" busca a sensibilização da comunidade caxiense sobre a relevância deste patrimônio e a necessidade de preservar essa memória. Será utilizado como instrumento de discussão, sobre o atual estado de preservação do edifício que abrigava a empresa, Bem tombado pelo município mas que se encontra parcialmente abandonado. 



Projeto viabilizado através da LIC - Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da empresa Racon Consórcios. 


Idealizadores do Projeto 
Aline Marques de Freitas
Ana Lia Dal Pont Branchi

Cristina Nora Calcagnotto
Elisabete de Souza Silva 

Fabíola Santos Probst Rancan 
Orlando Michelli
Ramon Osmainschi 


Orientação Etnográfica
José Clemente Pozenato e Cleodes Piazza Julio Ribeiro


Consultoria Audiovisual
André Costantin


Equipe Técnica
Alessandro Ditadi - Direção de Fotografia
Evandro Brito/ Luciano Paim - Operação de Áudio
Daniel Herrera e Paquito Masiá - Edição
Trilha Sonora - Projeto Ccoma

Um comentário:

  1. Ontem, a convite da minha amiga Bete Souza, tive o prazer de assistir o vídeo/documentário "A Honra do Trabalho" . Emocionante ver o vídeo com os depoimentos. E mais ainda, logo após, acompanhar (ao vivo), mais depoimentos daqueles que trabalharam quase uma vida inteira na Eberle.

    Hoje, as grandes empresas não chegam nem perto do que foi (segundo os depoentes) "viver" para uma empresa, como se fosse respirar a própria vida.

    Hoje faltam profissionais com esse comprometimento.

    E, com certeza, hoje a Eberle seria qualificada como "Melhor empresa para se trabalhar!"

    Um belo documentário. Parabéns ao grupo Guarda-pó Verde.

    ResponderExcluir